terça-feira, 10 de maio de 2011

A decisão do STF sobre união homoafetiva à luz da Bíblia.

Apresentamos abaixo síntese da mensagem pregada em 08.05.11 (Domingo - manhã) pelo Pr. Marcos Queiroz, em nossa Igreja, sobre o tema acima citado.

Introdução.

Nessa semana que passou nosso país foi impactado com a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF, que oficializou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Como o assunto é recorrente e estamos no mês da família (Maio), nada mais oportuno do que pregar sobre este tema, embora creio eu que a maioria de nós aqui presentes, já tenhamos uma opinião formada acerca do assunto. A questão da homossexualidade não é nova, mas com certeza é muito polêmica, porque há opiniões diversas sobre ela, ainda que a Bíblia seja muito clara sobre o assunto.
Portanto, refletir, conceituar, ouvir, meditar e ver o que a Bíblia nos diz sobre esse assunto é o que quero expor aos irmãos nesta manhã, porque este tema tem muito haver com a Igreja e nós não podemos deixar de nos posicionar sobre este assunto. Assim, entendo que é importante pensarmos sobre o que é homossexualismo? Você sabe o que quer dizer LGBTTT´s? A pessoa nasce homossexual? O ambiente influencia na opção sexual da pessoa? Como cristão como devo me portar? E o que a Bíblia diz?

I – Contexto Histórico.

A questão da homossexualidade é antiga conforme havia dito.
A Bíblia já no livro de Gênesis capítulo 19, conta-nos o relato de duas cidades destruídas pelo Senhor por conta desse pecado e de outros também.
Textos Bíblicos:
- Ezequiel 16.49-50
- II Pedro 2.6-9
- Judas 7
A palavra sodomia (relação sexual entre dois homens) é originária da cidade de Sodoma.

II – Argumentações a favor do homossexualismo.

Aqueles que defendem o homossexualismo buscam defendê-lo com base em argumentos psicológicos e não bíblicos. Enfatizam que a sexualidade humana é livre e que essa conduta é uma inclinação da personalidade humana.
Alegam ainda a influência do ambiente, de aspectos hereditários ou até físicos.

III – O que diz o Antigo Testamento.

Diz a Bíblia que Deus criou homem e mulher. No Antigo Testamento o pecado da homossexualidade era tratado como abominação ao Senhor e passível de morte.
Embora estejamos no tempo da graça, a Lei de Deus (Torah - Antigo Testamento) a nós se aplica por seus aspectos éticos morais, que regulam nossa vida com Deus, com o próximo e com nós mesmos.
Textos Bíblicos:
Gênesis 1.27.
Levítico 18.22
Levítico 20.13
Deuteronômio 23.17-18

IV – O que diz o Novo Testamento.

Se o Antigo Testamento já condenava o comportamento homossexual o Novo Testamento também o faz e de forma contundente – veja Romanos 1.32.
O contexto dos escritos neotestamentários ocorre no domínio do império romano, aonde a homossexualidade era vigente.
Assim, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento a prática homossexual é vista como pecado e isso desagrada a Deus.
Textos Bíblicos:
Romanos 1.24-28 e 32.
I Timóteo 1.8-10.
I Coríntios 6.9-10.
Apocalipse 21.7

Conclusão.

Deus criou homem e mulher, macho e fêmea. Evidente que todos nós devido ao pecado original herdado de Adão temos a inclinação natural para o pecado, mas em Cristo podemos dizer não à carne. Na Igreja de Corínto havia muitos pecados inclusive o da sodomia - I Coríntios 6.10 - mas em nome do Senhor Jesus houve salvação.
LGBTTT´s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Transgêneros e simpatizantes) também são alvos da graça de Deus. A pessoa não nasce homossexual. O ambiente pode influenciar sim, na opção sexual da pessoa. Como cristão não devo discriminar, mas também não posso deixar de mostrar que esse tipo de conduta é condenável pela Bíblia e obedecer a Deus é mais importante do que obedecer a homens.

Fontes Bibliográficas.

Bíblia Sagrada.
Ética Cristã – Norman Geisler
Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa Folha/Aurélio
Sites:
http://www.estado.com.br
http://www.monergismo.com/textos/homossexualismo/homossexualismo_schwertley.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário