segunda-feira, 30 de maio de 2011

Reuniões do C40 abordarão urbanismo, saúde e educação.

A quarta edição da Conferência da Rede C40 contará com 5 plenárias e 16 sessões, em que as cidades apresentarão iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável. Pela primeira vez na história da Rede C40 serão apresentados projetos nas áreas de saúde e educação.

O prefeito de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (27/5) a programação da quarta edição da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo. Em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura, foram divulgadas as principais informações da reunião, que ocorre de 31 de maio a 3 de junho no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

"Está sendo dada a largada hoje para os trabalhos do evento C40 e as expectativas são as melhores possíveis. Mais de 500 participantes, dezenas de representantes de cidades de outros países e de capitais importantes do Brasil. Temos em São Paulo um recorde no número de inscritos", afirmou o prefeito.

Participarão do C40 São Paulo Summit 16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo. Serão no total 5 plenárias e 16 sessões, em que as cidades apresentarão iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Pela primeira vez na história da Rede C40 serão apresentados projetos nas áreas de saúde e educação.

"As grandes cidades querem um papel mais ativo na governança ambiental mundial, na tomada de decisões na questão das mudanças climáticas", apontou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A cidade de São Paulo fará apresentações em 4 sessões da conferência, nas áreas de transporte público, planejamento urbano, captação de gases e drenagem. "A idéia é trazer ações concretas para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida da população", explicou o secretário municipal de Relações Internacionais.

No dia 1º de junho, às 14h, o secretário municipal de Transportes estará na sessão 2 - Corredores de Ônibus e Programas de Ônibus de Baixas Emissões, da qual participarão Johanesburgo, na África do Sul, Seoul, na Coréia, e Curitiba. No mesmo dia, às 16h, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, discutirá sobre as Cidades Compactas (sessão 6), com os representantes dos municípios de Paris, na França, Barcelona, na Espanha, e Rotterdam, na Holanda.

No dia seguinte, 2 de junho, às 13h15, Antônio Carlos Delbin, diretor técnico da Biogás e Energia Sustentável, empresa que faz a captação do gás metano dos aterros Bandeirantes e São João, será o moderador da reunião que debaterá Captura de Gás em Aterros Sanitários e Geração de Energia (sessão 12), da qual participarão as cidades de Jakarta, na Indonésia, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru. Em seguida, às 15h, o secretário do Verde e do Meio Ambiente representará São Paulo na última sessão do evento: Drenagem Urbana e Adaptação. Neste encontro, apresentarão projetos as cidade de Houston e Nova York, dos Estados Unidos, Rotterdam, na Holanda, e Rio de Janeiro.

Sobre a Rede C40.

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Atualmente são 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes e conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Bill Clinton, dirigida pelo ex-presidente norteamericano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles. Mais informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site
http://www.c40saopaulosummit.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário