sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prefeitura de São Paulo e Cietec criarão a primeira incubadora de ideias do Brasil.

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e o Centro de Inovação Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) dará origem ao ''Spin - São Paulo Ideias Novas'', a primeira incubadora de ideias no setor público do país. Para 2012, está prevista a seleção de dez projetos que tenham base tecnológica e traga benefícios aos cidadãos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) participou do Dia da Inovação em São Paulo, realizado, dia 19, no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). Na ocasião foi anunciada a parceria entre as instituições que resultará na Spin - São Paulo Ideias Novas, a primeira incubadora de ideias no setor público do país.
De acordo com supervisor geral de Empreendedorismo, Luiz Augusto de Souza Ferreira, a Semdet tem buscado viabilizar parcerias que incentive o surgimento de empresas de base tecnológica. “Vimos nas incubadoras de empresas o cenário propício para esse trabalho que contará com a expertise do Cietec para a concretização das ações. Temos a expectativa de, em dois meses, inaugurarmos o espaço cedido pelo Centro nas dependências da USP, local que abrigará as empresas selecionadas”, afirma.
Ferreira adianta que os planos preveem a incubação de 80 ideias com preferência para projetos nas áreas de segurança, saúde, acessibilidade e mobilidade. Para 2012, está prevista a seleção de dez projetos. “É imprescindível que os projetos visem os benefícios para a cidade e ao cidadão. Devem ser ideias com potencial para mudar a vida de milhares de pessoas a ponto de alcançar a etapa em que a população se apodere dessa criação”.
Os projetos serão selecionados por uma comissão formada por membros da Semdet, Cietec e da sociedade e seguirão critérios técnicos e sociais. Os trabalhos também contarão com apoio da Artemísia Negócios Sociais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Depois de selecionadas, as empresas passam pela pré-incubação, contando com acompanhamento técnico para depois seguirem independentes.
Segundo o presidente do Cietec, Cláudio Rodrigues, a parceria vai aproximar as instituições que ainda não faziam trabalhos em conjunto. “Faltava ao Cietec a ligação com possíveis empreendedores que estão surgindo com aptidão, mas ainda sem o correto direcionamento. A possibilidade de atuar junto às universidades é importante, pois elas tem também o papel de formar empreendedores”, ressalta.
A aproximação com as universidades, segundo Ferreira, visa formar uma rede de idéias incubadas por meio das empresas juniors existentes. “É uma forma de não deixar boas iniciativas se perderem por falta de orientação e incentivo. Muitos trabalhos de conclusão de curso também ficam engavetados pela falta de apoio técnico para viabilizá-los”, complementa.

Fonte:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=47273

Nenhum comentário:

Postar um comentário