terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prefeitura inicia as oficinas para a elaboração conjunta do Plano SP 2040.

A Prefeitura de São Paulo realizará nas 31 Subprefeitura da cidade oficinas públicas do plano SP 2040. Os debates com a comunidade vão orientar o planejamento da Cidade para as próximas três décadas.


A primeira oficina pública do plano SP 2040, que pretende abrir os debates sobre o futuro da Cidade nas próximas três décadas, foi realizada na última terça-feira (25/10), no Centro Cultural Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. Cerca de 60 pessoas debateram os desafios da Capital. Cada uma das 31 subprefeituras paulistanas programará uma oficina, sempre às 19h, com a mesma finalidade. Nesta quarta-feira (26/10) foi realizada a de Vila Prudente e a oficina desta quinta-feira (27/10) será na Subprefeitura Cidade Ademar (Zona Sul). O cronograma completo das reuniões pode ser conferido no site www.sp40.net.br. A proposta é integrar a comunidade de cada região na discussão sobre a visão da Cidade para os próximos 30 anos.

Cada oficina começa com uma apresentação de 30 minutos sobre o SP 2040. É o momento que os moradores interagem com o palestrante e respondem a um questionário com perguntas de múltipla escolha acerca dos principais desafios da Cidade. Em seguida, são escolhidos seis desafios e os moradores, divididos em grupos, debatem as questões por mais 30 minutos. A dinâmica segue com a apresentação das propostas referentes aos desafios debatidos por um relator de cada grupo. No fim, todos os relatórios serão recolhidos pela Prefeitura e considerados para a elaboração do plano SP 2040.
Terezinha Barros de Almeida dos Santos, moradora da Vila Santa Catarina, distrito do Jabaquara, diz que a participação em debates de projeto como o SP 2040 é fundamental para a Cidade. “A oportunidade de discutir pode ser de benefício para toda a população no futuro”.
Sobre a iniciativa da Prefeitura de debater hoje o que se pretende fazer daqui a 30 anos, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e da Sociedade Amigos da Cidade Vargas, Miriam Bock, disse: “Fiquei sensibilizada de ver gente preocupada com isso. Em geral, a preocupação é só com o que se vai fazer amanhã”.

Para o coordenador do Comitê Editorial do SP 2040, Tomas Wissenbach, a primeira oficina pública mostra como os moradores estão engajados com a idéia de uma cidade mais justa para morar. “Fiquei surpreso com o tamanho do envolvimento da comunidade. Isso só nos motiva a trabalhar mais para ter essa cidade desejada”. Além das oficinas públicas, os moradores de São Paulo podem participar por meio de um questionário disponível no site do SP 2040.

O plano.

O SP 2040 é um plano de longo prazo para orientar uma ampla transformação da Cidade nas próximas décadas, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que resultem em melhores condições de vida para a população e reforcem a presença de São Paulo no contexto das grandes cidades. O plano deverá servir de referência para a construção de uma cidade desejada pelo poder público, cidadãos, empresas e organizações.

Para iniciar o processo de debate e fortalecer sua visão estratégica, o Plano SP 2040 trouxe, em setembro deste ano, quatro especialistas internacionais com vasta experiência de planos de longo prazo em grandes cidades do mundo. O consultor dos Planos Estratégicos de Hong Kong, Michael Enright, o presidente da Fundación Metrópoli de Madri, Alfonso Vergara, o presidente do Regional Plan Association de Nova York, Roberto Yaro, e o consultor em estratégia de cidades do Banco Mundial, Greg Clark, foram alguns dos especialistas que apresentaram suas experiências.

Grandes metrópoles do mundo têm caminhado no sentido de construir, com seus moradores, empresas, instituições e organizações, planos de longo prazo que orientem as ações para um futuro desejado. Esses planos têm ênfase em políticas espaciais, reconhecendo o papel importante do desenvolvimento territorial nos demais aspectos da vida dos habitantes dessas cidades. Hong Kong, Nova York, Londres, Tóquio, Paris e Chicago são algumas delas.

O objetivo prioritário dos planos elaborados é melhorar a qualidade de vida de todos, por meio da inclusão social em vários aspectos, do fortalecimento e diversificação da economia, da recuperação e ampliação das infra-estruturas urbanas e das mudanças de padrão do desenvolvimento urbano rumo a melhor relação com o meio ambiente. O SP 2040 será desenvolvido com base em cinco eixos fundamentais: promoção do equilíbrio social, desenvolvimento urbano e sustentável, mobilidade e acessibilidade, melhoria ambiental e oportunidade de negócios.

Fonte:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=47380

Nenhum comentário:

Postar um comentário