sábado, 14 de janeiro de 2012

Bolsas da Universidade de Yale para estudantes da USP.

Até o dia 6 de fevereiro, estarão abertas inscrições para candidaturas ao Programa The Fox International Fellowships, da Yale University, nos Estados Unidos.

O programa é dirigido a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), das áreas de comércio e finanças, economia, ciência política, relações internacionais, direito, administração, saúde global, gestão ambiental e história contemporânea, com preferência de tema de pesquisa relacionada à prosperidade econômica e paz mundial.

Podem se candidatar estudantes de mestrado e doutorado da USP fluentes em inglês (em conversação, leitura e redação), das áreas de pesquisa descritas acima e com destacado desempenho acadêmico. Os bolsistas selecionados permanecerão um ano acadêmico na Yale University, para desenvolver sua pesquisa.

O Programa de Bolsas arcará com as seguintes despesas dos selecionados: uma passagem aérea de ida e volta, seguro saúde e um estipêndio (determinado pela Yale University) para cobrir as despesas com moradia e com a manutenção dentro do padrão de estudantes de pós-graduação da instituição estrangeira.

Os candidatos deverão enviar à Comissão de Cooperação Internacional, por meio do email selecao-ccint@usp.br, até o dia 6 de fevereiro, os seguintes arquivos em pdf e redigidos em inglês:

1) Ficha de inscrição (anexa a esta mensagem), devidamente preenchida;
2) Uma proposta de pesquisa (de 3 a 5 páginas) descrevendo o tópico e a metodologia a ser empregada, bem como os recursos necessários (biblioteca específica, arquivos, institutos e/ou professores), como a pesquisa influenciará seu programa acadêmico, e a motivação de sua candidatura ao Programa de Bolsas, incluindo suas aspirações profissionais;
3) Um texto (de 1 a 2 páginas) que justifique seu potencial de liderança (incluindo informação ou qualquer papel de liderança desempenhada) e comprometimento em ser um "cidadão embaixador";
4) Comprovante de proficiência na língua inglesa (TOEFL ou IELTS);
5) Duas cartas de recomendação de docentes da USP, na sua área de atuação;
6) Curriculum Vitae;
7) Histórico escolar
8) Declaração anexa preechida e assinada pelos docentes responsáveis na Unidade.

Os candidatos serão avaliados por uma comissão, indicada pelo Reitor da USP. Os critérios de seleção, estipulados pela Yale University, são:

1) Qualidade da proposta de pesquisa
2) Conquistas acadêmicas
3) Potencial de liderança
4) Compromisso de ser um "cidadão embaixador"
5) Relevância de Yale University para o projeto

Para mais informações sobre o Programa, acesse:
http://www.yale.edu/macmillan/fif/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário