segunda-feira, 30 de abril de 2012

Saúde espera vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe em SP.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) ocorre entre os dias 5 e 25 de maio. A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) tem a expectativa de vacinar 2,5 milhões de pessoas entre idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 a 23 meses e a população indígena.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) ocorre entre os dias 5 e 25 de maio. A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem a expectativa de vacinar 2,5 milhões de pessoas entre idosos, profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 a 23 meses e a população indígena. No mesmo período, também será realizada a Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer Bucal. A medida é estratégica e tem como objetivo aproveitar o grande afluxo de pessoas com mais de 60 anos que irão às unidades básicas de saúde em busca da vacina.
No dia de lançamento da campanha, sábado, 5 de maio, a rede de saúde fará a vacinação em 618 postos. Além das 440 UBS, que ficarão abertas durante o sábado inaugural, das 7h às 19h, postos volantes em shoppings, escolas, hipermercados, igrejas, terminais de ônibus, clubes e locais de grande circulação de pessoas facilitarão o acesso da população. No decorrer da campanha, quem tem a indicação para se imunizar pode buscar qualquer unidade básica. No caso dos acamados, basta que um representante vá à unidade mais próxima e comunique sobre a necessidade de vacinação em domicílio. Equipes serão destacadas também para percorrer asilos, casas de repouso e outras instituições que concentrem pessoas com 60 anos ou mais.
A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.
É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contra-indica. a relação dos postos pode ser consultada no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pelo telefone 156.

Prevenção ao câncer bucal.

Durante o mesmo período, a Secretaria Municipal da Saúde realiza também a Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer Bucal. A data coincide com a Campanha de Vacinação, justamente para aproveitar o grande fluxo de idosos nas unidades de saúde.
Além da vacina contra a gripe influenza, as pessoas serão examinadas por cirurgiões dentistas e receberão orientações sobre o autoexame da cavidade bucal e face, métodos de prevenção e aspectos ligados aos fatores de risco, como o consumo de álcool e o tabagismo. O exame será feito em todas as unidades que contam com serviço de odontologia. Nas demais, as pessoas serão informadas sobre os locais mais próximos para receber o atendimento.
Os idosos que apresentarem necessidade clínica serão encaminhados para um tratamento odontológico. A expectativa da SMS é realizar 250 mil exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário