segunda-feira, 25 de junho de 2012

CET inicia Curso de Motofrete e disponibiliza 2 mil vagas grátis em SP.

A CET iniciou nesta segunda feira (25/6) o Curso de Motofrete, já credenciado pelo DETRAN-SP, com duração de 30 horas/aula distribuídas ao longo de seis dias. A CET está ofertando duas mil vagas gratuitas aos interessados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou nesta segunda feira (25/6) seu primeiro curso voltado para a capacitação do trabalhador motofretista, também conhecido como motoboy. Com duração de 30 horas/aula distribuídas ao longo de seis dias, o Curso de Motofrete, já credenciado pelo DETRAN-SP, será permanente e acontece nas dependências do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da Companhia (CETET), na Barra Funda. A CET está ofertando duas mil vagas gratuitas aos interessados.
Quem quiser uma delas deve comparecer ao CETET (na Av. Marquês de São Vicente, nº 2.154) com os seguintes documentos, cujas cópias devem ser providenciadas em folha inteira (não recortar), sendo um documento por folha:
• 1 foto 2x2 colorida e recente
• Cópia da CNH a 130%
• Certidão original de prontuário do DETRAN para fins de direito (retirar no DETRAN, no CIRETRAN da cidade onde foi expedida a CNH ou no Poupatempo)
• Certidão original de distribuição criminal (retirar no fórum da cidade onde mora ou onde foi emitida a CNH). Obs.: caso essa Certidão seja positiva, deverá ser providenciada a Certidão de Objeto e Pé
* Cópia de comprovante de endereço com CEP.

Os motofretistas que freqüentarem as aulas terão uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional e de aprimoramento de técnicas de pilotagem. Isso porque, conforme determina a Resolução nº 350/2010 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o curso oferecido pela CET é composto de 25 horas/aula de teoria e cinco horas/aula de prática.
Dentre os conteúdos abordados destacam-se temas do cotidiano do motofretista, a exemplo de Ética e Cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, Segurança e Saúde e, evidentemente, o transporte de cargas.
Com a iniciativa, a CET pretende atender o público motofretista que trabalha no município de São Paulo, proporcionando sua capacitação e reciclagem através do processo educativo de conscientização, esclarecimento e aperfeiçoamento na condução da motocicleta, visando a segurança dessas pessoas bem como dos demais usuários do espaço urbano.
Segundo o Sindicado dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo e Região (Sindimotosp), só na capital paulista existem cerca de 200 mil motofretistas em plena atuação.
O credenciamento concedido pelo DETRAN-SP à CET autorizando a Companhia a ministrar o curso de motofrete em âmbito municipal representa um feito importante conquistado pela empresa para promover a educação de quem usa a motocicleta como instrumento de trabalho, realizando a entrega de pequenas cargas.
Para obtê-lo, a CET teve de cumprir uma rigorosa seleção e reunir todos os requisitos técnicos exigidos pelo DETRAN-SP, responsável pela especificação dos critérios para as instituições aptas e interessadas em dar o referido curso no Estado de São Paulo.
Na prática, como parte desse processo, está a aquisição, pela CET, de cinco motos caracterizadas como veículo de aluguel (portando placa vermelha) e paramentadas com todos os equipamentos estipulados pela Resolução nº 356/10 do CONTRAN, como protetor de pernas, antena, refletivos, etc.
Além disso, foi necessário investir em recursos didáticos, formular e reproduzir 2.500 apostilas, providenciar a adaptação de salas de aula e capacitar os educadores da CET, empregados que ministram cursos voltados para motociclistas e de coordenadores geral e de ensino, de acordo com as normas da Portaria nº 830/2011 do DETRAN-SP.

Campanha de alerta.

Também nesta segunda-feira, a CET participa de uma ampla campanha de alerta aos motofretistas sobre as novas exigências para o exercício da profissão. O evento acontece até às 17h no bolsão para motos situado na Praça da República, no centro de São Paulo.
Para facilitar a compreensão das exigências legais que visam à qualificação e segurança dos motofretistas, estão sendo distribuídos exemplares de uma publicação denominada Manual de Regulamentação do Motofrete e Empresas Contratantes, elaborada pela CET em conjunto com outras entidades, como o Sindmotosp e o CPTran (Comando de Policiamento do Trânsito da Polícia Militar).
Em linguagem simples e objetiva, voltado tanto para profissionais autônomos quanto para empresas que oferecem o serviço de motofrete e firmas que têm frota própria para fazer entregas (delivery), como farmácias, pizzarias e escritórios, o Manual explica os pré-requisitos do condutor, do veículo e as leis que regulamentam a profissão.
Além da CET, participam da campanha na Praça da República representantes do DETRAN-SP, do CPTran e do Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Transportes (DTP / SMT).
O reconhecimento da categoria Motofrete representa uma conquista de toda a sociedade, já que, por meio dessa medida, ficam estabelecidos procedimentos claros e a necessidade do compromisso formal de todos os envolvidos. Com isso, cria-se um ambiente propício ao respeito às regras e às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário