terça-feira, 9 de abril de 2013

Curso gratuito de microempreendedorismo individual chega aos bairros carentes de SP.

As inscrições do curso “Oito passos para empreender”  podem ser realizadas diretamente nas unidades do CEU ou através dos telefones 11 2797-7300/ 3228-3545. Necessária apresentação do RG original no dia do curso.

O Banco Confia da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE) acaba de firmar uma parceria inédita com o Instituto Mercadológico das Américas (IMA), que favorece a população que mora nos bairros mais afastados de São Paulo. “Oito passos para Empreender” é o novo curso da grade de parcerias e tem como objetivo central orientar o interessado sobre como ser um Microempreendedor Individual (MEI) e incentivar pessoas (maiores de 18 anos) que tenham vontade de abrir um negócio próprio e se tornarem empreendedoras.

A primeira ação conjunta prevê a realização de cursos (em comunidades e bairros carentes) voltados à perspectiva inovadora de estímulo e fomento à geração de trabalho e renda, capacitando cerca de 3 mil pessoas neste primeiro trimestre inaugural do projeto.

O curso – que integra o programa “Transformando Sonhos e Oportunidades em Negócios” tem duração de oito horas (das 8h às 17h), com direito a café da manhã, almoço e pausa à tarde. As atividades serão realizadas nas unidades dos CEUs, ao longo do mês de abril. Todos os alunos participantes receberão certificado. O conteúdo do curso abrange: o que é MEI; o que é ser MEI; vantagens de se tornar um microempreendedor; procedimento e orientação de formalização do MEI; dinâmicas em grupo; análise de mercado; elaboração de plano de negócio; como começar e gerenciar um novo negócio.

As inscrições podem ser realizadas diretamente nas unidades do CEU ou através dos telefones: 11 2797-7300 ou 11 3228-3545. Necessária apresentação do RG original.

Confira a programação de cada dia e os respectivos locais:

11/04 Quinta Feira | Centro de Educação São José - Largo de Santana, 104 – Santana
13/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo
14/04 Domingo | CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes
14/04 Domingo | CEU Vila do Sol – Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela
20/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo
20/04 Sábado | CEU Vila do Sol – Av. dos Funcionários Públicos, 369 - Jd. Capela
27/04 Sábado | CEU Campo Limpo – Av. Carlos Lacerda, 678 - Campo Limpo
28/04 Domingo | CEU Água Azul – Av. dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes

Wanderley Rodrigues, coordenador do curso básico de empreendedorismo (já em andamento) ressalta a importância de continuar capacitando e reforçando o desenvolvimento econômico na periferia, ao mesmo tempo em que diminui a ‘mortalidade’ empresarial. “Até para quem já tem um negócio, esse curso é interessante, pois abrange também reciclagem de ideias em diversos segmentos e oferece oportunidade de elaboração de novos planos de negócios”.

Segundo Rodrigues, o curso básico de empreendedorismo da SEMTE atendeu muito bem o público que já tem um nível de conhecimento sobre o tema. “Mas foi por meio dessa experiência que percebemos o conteúdo que faltava oferecer às pessoas”. O coordenador explica que muitos ainda não entendem o conceito de empreendedorismo, por isso a necessidade de firmar essa parceira e oferecer às pessoas mais conhecimento e segurança para decidir abrir um pequeno negócio e seguir com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário