quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Em quem votarei no próximo domingo?



Eu ainda era adolescente e costumava observar o comportamento do meu avó antes de votar. Parecia um verdadeiro ritual, ele se preparava com um dos melhores ternos, colocava a gravata, empunhava seu título de eleitor e dirigia-se a uma pequena escola pública que havia no bairro, da não menos pequena Vitória da Conquista- BA. No percurso era saudado por parentes, vizinhos e amigos, meu avô sentia-se orgulhoso e, votar para ele era mais que uma obrigação, era um ato voluntário revestido de consciência e orgulho de ser praticado.


O tempo passou, meu avô faleceu,  eu me mudei para São Paulo e, aqui na cidade grande inspirado no exemplo do meu avô, logo transferi meu título  para a “terra da garoa” a fim de exercer meu direito de cidadão. Evidente que as coisas mudam e, mudarão é a dinâmica da vida em sociedade. Em São Paulo, “coração do Brasil”, “terra de oportunidades” e “onde filho chora e mãe não vê” tive oportunidade de conhecer um pouco mais sobre “política” e, confesso fiquei decepcionado com alguns dos políticos nos quais votei e, que estavam envolvidos no mensalão.


A democracia ainda que falha em alguns pontos, a vejo como um regime plausível ao nosso Brasil embora passível de melhoras. O fato é que nosso voto deve ser fruto de observações e conhecimento prévio da conduta dos nossos eleitos, propostas e programas de governo.


Confesso que às vezes me sinto tentado a explicitar meu voto, talvez na tentativa de persuadir ou influenciar alguém a votar nos meus candidatos, mas como pastor devo respeitar as escolhas das outras pessoas e oro a Deus pelo nosso país nesse período, conclamando você a votar em gente que tem princípios éticos, que valoriza e prioriza a educação, saúde, transporte público, segurança pública, saneamento básico, sustentabilidade, justiça social,  habitação, políticas públicas para as crianças, idosos,  juventude, geração de empregos, combate às drogas e criminalidade, entre outras necessidades de nosso país. Essa é a nossa oportunidade, um voto faz toda a diferença, o meu e o seu vale tanto quanto o voto do Pelé, então vamos votar, conscientemente.


Ah em quem votarei no próximo domingo? O voto é pessoal, secreto e intransferível... 


Marcos Queiroz, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário